As verdadeiras cartas para Julieta

Bom, a história de Romeu e Julieta é conhecida por todos mundo à fora e ninguém, infelizmente, sabe afirmar ao certo se a história é verdadeira, fictícia ou inspirada em acontecimentos reais, tanto que vários escritores fizeram uma adaptação do romance. No entanto, a versão mais famosa pertence a William Shakespeare logicamente por obter um inquestionável valor estético e artístico. Alguns historiadores e amantes da arte afirmam que a obra foi inspirada em fatos ocorridos na cidade de Verona, Itália no século XVI.

casa de julieta

Na verdade, meu principal objetivo é falar sobre as cartas para Julieta. Tenho a certeza de que você já viu ou ouviu falar sobre o fime “Cartas para Julieta”, um filme de 2010 dirigido por Gary Winick, mas se ainda não viu, sinta-se convidado a assistir esse filme lindo! E voltando ao meu assunto, fiquei curiosa e decidi pesquisar e comprovar a histórias das secretárias de Julieta (mulheres que, encantadas e emocionadas com os recados e pedidos de ajuda das mensagens, respondem as cartas deixadas para Julieta). Demorei a achar uma prova concreta mas finalmente acho que encontrei o que procurava:

Na casa de Julieta (onde supostamente morou a família Capuleto) vários turistas passam por dia e deixam suas mensagens amorosas nas paredes da casa da amante mais famosa do mundo. Nomes, frases de amor e juras eternas são encontradas e eternizadas no muro do corredor levemente iluminado, e sobre as mensagens, podemos achar várias cartas deixadas às secretárias de Julieta. 

Segundo o site da revista norte-americana Time (em uma entrevista com a atriz Vanessa Redgrave que interpreta Claire no longa-metragem), o filme Cartas para Julieta é baseado na história de pessoas de deixam seus recados (geralmente pedindo ajuda para resolver problemas amorosos) para a estátua de Julieta, uma escultura de bronze que fica localizada em sua suposta casa. O site diz também que cada uma das mulheres que respondem as cartas (sim! as secretárias existem!) é responsável por algum assunto em particular como corações partidos ou busca de amor!

casa de julietaOutras fontes afirmam que as secretárias são um grupo de 10 mulheres que respondem a TODAS as cartas que são, a propósito, pagas pelo governo da Itália, mas não posso garantir com cem por cento de certeza. Ao longo do post coloquei algumas fotos da Casa de Giulietta (na verdade coloquei uma foto da famosa sacada, palco de juras e juras de amor), e das paredes lotadas de mensagens carinhosas. Uma imagem me chamou a atenção em particular, a estátua de Julieta, note que seu seio esquerdo está mais gasto, isso se deve ao fato de que, como reza a lenda, tocar o seio esquerdo de Giulietta traz sorte! Fantástico não? Na verdade toda a história do romance é maravilhosa e o lugar parece ser encantador, e minha lista de lugares para visitar ao longo da minha vida acaba de ganhar mais um item. 

Infelizmente não existe nenhuma prova de que Romeu e Julieta existiram, mas uma coisa eu posso afirmar: sua história de amor ainda vai encantar muitas e muitas gerações.

Para: todas as Julietas vivas em nós.

De: Gabriela

Comente! ♥

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s