Universidade de Oxford

Radcliffe Library

Bill Clinton, Tony Blair, C. S. Lewis (autor de As Crônicas de Nárnia), J. R. R. Tolkien (autor de O Senhor dos Anéis), Edmund Halley, que deu o nome ao famoso cometa, Robert Hooke, Lewis Carroll (autor de Alice no País das Maravilhas), Benazir Bhutto, Manfred von Richthofen (o Barão Vermelho), Oscar Wilde, Thomas Hobbes, John Locke, Sir Christopher Wren e mais 26 Primeiros-Ministros, 30 líderes internacionais, 50 vencedores do Prêmio Nobel, 12 santos, reis, príncipes, escritores, atores, poetas, políticos e muito, muito mais.

Esses nomes aí em cima são só alguns dos inúmeros que passaram pela Universidade de Oxford localizada na cidade de Oxford e que, ao contrário do que eu sempre pensei, não é composta por um só universidade, mas de várias faculdades distribuídas pela pequena cidade.

Oxford

Oxford fica a pouquinhos quilômetros de Londres, um pouco mais de uma hora se você optar por ir de ônibus. É uma cidade universitária, cheia de faculdades e estudantes por toda sua extensão. Aliás, tome muuuuito cuidado ao andar pelas ruas, você pode ser facilmente atropelado por estudantes apressados dirigindo bicicletas, hahaha.

Segundo o site oficial da Universidade:

Oxford is a collegiate university, consisting of the central University and colleges. The central University is composed of academic departments and research centres, administrative departments, libraries and museums. The 38 colleges are self-governing and financially independent institutions, which are related to the central University in a federal system. (…)

Na minha tradução livre, significa:

Oxford é uma universidade colegiada, que consiste em uma Universidade central e faculdades. A Universidade central é composta por departamentos acadêmicos e centros de pesquisa, departamentos de administração, bibliotecas e museus. As 38 faculdades são instituições de governo próprio e financeiramente independente, que são relacionadas a Universidade central em um sistema federal. (…)

IMG_5439_Fotor

É uma das universidades mais antigas do mundo, não se sabe ao certo a data em que ela foi fundada, mas o ensino já existia de alguma forma por lá desde o ano de 1096 e se desenvolveu rapidamente a partir de 1167, quando Henrique II proibiu que estudantes ingleses estudassem na Universidade de Paris.

As faculdades são espalhadas por toda a cidade, que a propósito é super andável! Hahaha, não é cansativo e turistas têm acesso à várias instalações da Universidade. A partir daí é história pra mais de metro… mas Oxford tem alguns fatos curiosos que eu preciso te contar.

Oxford

#1 O Ashmoleam Museum, em Oxford, foi o primeiro museu do mundo a abrir as portas ao público quando foi inaugurado em 1683.

#2 Segundo informações, a Alice (do País das Maravilhas) realmente existiu, se chamava Alice Liddell e era filha do deão (responsável máximo de um orgão colegial da Igreja) da Christ Church, que por sua vez era amigo de Charles Dodgson (também conhecido como Lewis Caroll, professor e escritor do livro (Alice no País das Maravilhas). Algumas versões afirmam que ele se apaixonou por Alice, mesmo ela sendo uma criança. Não se sabe ao certo que tipo que sentimento ele nutria por ela. A amizade deles durou anos, muito especula-se sobre essa relação, mas nada foi comprovado e o que se sabe é que Alice foi sua grande inspiração pra obra que acabou por tornar Caroll um dos nomes mais importantes da literatura.

#3 O Great Hall da Christ Church foi usado como inspiração para a criação do salão comunal nos filmes do Harry Potter, a escada que leva ao Great Hall foi usada várias vezes durante as filmagens.

Christ Church

É de chorar né? É simplesmente impossível, inviável e muito triste fazer uma comparação entre o sistema de educação brasileiro com uma universidade como a de Oxford. Mas isso vai muito além do que a gente pensa e os problemas também estão nas pequenas coisas como nós, alunos. A atmosfera desse lugar é contagiante… quantas mudanças, conquistas, avanços e descobertas não saíram de lá? A quantidade de contribuições que vários ex-estudantes fizeram é absurda. E depois a gente não acredita que a base de tudo é a educação…

libellule

2 comentários sobre “Universidade de Oxford

    • gabrielagimenes disse:

      É verdade! E segundo informações essa rivalidade existe há séculos! Além da competição indireta que as universidades nutrem, também há rivalidades diretas, como no esporte por exemplo… é bem interessante esse assunto, até mesmo dentro de Oxford algumas faculdades declaram-se rivais com direito à insultos e tudo mais… obrigada pela visita mais uma vez! ;D

Comente! ♥

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s