La Tour Eiffel

La Tour Eiffel | Minha foto (2015)

Que graça tem uma torre treliça de ferro, construída no século XIX, de 324 metros? TODA GRAÇA DO MUNDO! É coisa de doido! Ela é enorme… ao observá-la, você percebe uma estrutura impecável, não conseguiria imaginar uma maneira de deixá-la mais bonita. Na verdade, eu costumo pensar da seguinte maneira, vou te explicar. Quando eu tenho uma folha em branco e pinto só um pedaço dela, olhar pro pedaço de papel não me basta. Mas quando eu o coloro sem deixar sequer uma partezinha em branco me dou pro satisfeita, preenchida. Deu pra entender mais ou menos? É essa a sensação que me dá quando eu olho pra torre. Não falta nada lá, ela é completa.

Etapas da construção da torre entre os anos de 1885 e 1889

A torre pesa 10100 toneladas, possui 20000 lâmpadas para o intermitente piscar de luzes e 336 projetores para a iluminação dourada. A torre possui três pisos, no primeiro piso tem um restaurante, um café, banheiro, loja de souvenir e mais outras coisinhas, no segundo, tem loja de souvenir, outro restaurante, telescópio e outras coisas. No terceiro e último andar, é onde se tem a melhor vista de Paris.

La Tour Eiffel | Foto: Gabriela (2009)

La Tour Eiffel | Minha foto (2009)

La Tour Eiffel | Foto: Gabriela (2015)

La Tour Eiffel | Minha foto (2015)

Sabe o que é ainda mais bonito sobre ela? Desde a virada do milênio, a torre é iluminada por várias luzinhas piscantes durante os cinco primeiros minutos de cada hora. Um espetáculo particular (desde o anoitecer até a 1 hora da manhã, 2 no horário de verão). Ali em cima eu falei um pouco sobre o que tem dentro da torre, uma das atrações que mais se destaca é o Le Jules Verne, restaurante muito bonito no segundo andar:

Faz 6 anos que entrei na Torre Eiffel pela primeira (e única!) vez, então não me lembro se meu bilhete cobria a visita ao terceiro andar ;/ por isso, não me lembro de que altura as fotos abaixo foram tiradas. Acredito que tenha sido do segundo.

Sacre Coeur - vista do 2º andar da torre | Foto: Gabriela

Sacre Coeur – vista do 2º andar da torre | Minha foto (2009)

Vista da Torre | Foto: Gabriela

Vista do Campo de Marte, 2º andar da Torre | Minha foto (2009)

Vamos pra história! A Torre Eiffel foi inaugurada em 1889 depois de 2 anos de construção. Quem a projetou foi o engenheiro Gustave Eiffel, para comemorar os cem anos da Revolução Francesa e para a Exposição Universal de 1889, um “evento que melhor retratou esta década repleta de mudanças e inovações”, montado neste ano na capital francesa. Acredita que ela foi construída para ser uma estrutura temporária? E pior ainda, acredita que tinha gente que achava ela horrorosa e que a torre estragaria a bela Paris? Uhum! Foi publicado um protesto no jornal Le Temps chamado “Protesto Contra a Torre do Senhor Eiffel”, o manifesto começava assim: “Nós, escritores, pintores, escultores, arquitetos e amantes das belezas de Paris – que até então estavam intactas – protestamos com toda nossa força e toda nossa indignação, em nome do subestimado bom gosto dos franceses, em nome da arte francesa e da história sob ameaça, contra a construção, no coração de nossa capital, dessa inútil e monstruosa Torre Eiffel…” Morderam a língua, não? Hoje é um dos monumentos mais visitados do mundo e símbolo inolvidável de Paris.

La Tour Eiffel - vista por baixo | Foto: Gabriela (2015)

La Tour Eiffel – vista por baixo | Minha foto (2015)

La Tour Eiffel | Minha foto (2015)

La Tour Eiffel | Minha foto (2015)

La Tour Eiffel | Minha foto (2015)

La Tour Eiffel | Minha foto (2015)

É por tudo isso que ao olhar pra torre eu senti minha visão preenchida, como se não faltasse nenhum detalhe, incrível como tudo se transforma em cenário de filme perto de uma estrutura tão bonita! Aqui embaixo estão os valores da entrada e os horários de funcionamento da Torre Eiffel caso você queira conhecê-la melhor:

Tarifas Torre Eiffel 2015

Tarifas Torre Eiffel (2015)

  • As crianças de menos de 4 anos têm acesso gratuito à Torre Eiffel. Todos os acompanhantes pagam a tarifa de adultos na íntegra.
  • Tarifas reduzidas para indivíduos que acompanhem pessoas deficientes.
Horário de funcionamento (2015)

Horário de funcionamento (2015)

  • Horários sujeitos a alteração em função da frequentação e das condições meteorológicas.

Pra saber mais informações, clique aqui! e você vai ser redirecionado para o site da Torre em português (de Portugal) e terá acesso a mais informações, rotas de acesso e guia da visita em PDF.

Se você já foi ou ainda quer muito conhecê-la, comenta pra gente o que você quiser!

H

Um comentário sobre “La Tour Eiffel

Comente! ♥

