Como viajar para vários países na Europa sem gastar muito

Bom dia! Minha casa tá uma loucura! Lembra daquele post láááá atrás quando eu disse que precisava reformar meu quarto? Finalmente estou fazendo isso! Prometo que assim que ele ficar pronto eu vou te mostrar pedacinho por pedacinho de tudo o que eu quis colocar nele.

Enquanto esse dia não chega (provavelmente daqui a um mês), vou continuar te contando minhas experiências da melhor viagem do mundo! Se você estiver pensando que gastamos horrores pra poder viajar de um país pro outro com tanta facilidade durante nossa viagem pela Europa, você está pensando errado.

Foto: site Elines República Checa

Através da Eurolines, uma empresa responsável por viagens de ônibus por toda a Europa, nós conseguimos, com 185 euros cada, 15 dias ILIMITADOS de passagens de ônibus de e para 53 cidades do continente, esse passe se chama Euroline Pass. Vou te explicar melhor mostrando. Ps: os preços aumentaram, por isso o passe que usamos não é mais vendido pelo valor que eu disse anteriormente, agora ele custa 195 euros.

Eu não sabia que existia isso e facilitou MUITO nossa viagem. Passagens de avião e trem são caras e, apesar do desconforto óbvio em viagens longas de ônibus, tudo é novo, a paisagem, as pessoas, as paradas e o mais legal, às vezes é preciso cruzar países para chegar ao seu destino.

Claro que o negócio não é bagunçado, né? Para evitar transtornos e confusão, é preciso programar sua passagem com antecedência. É muito fácil. Depois de comprar seu passe, você só precisa informar o local de partida (cidade de onde você vai sair), escolher um entre os 53 destinos e agendar no próprio site e selecionar qual é a melhor opção de horário e dia da semana oferecida pelas companhias de ônibus. Uma dica legal: escolha viajar de noite, assim você economiza hotel e dorme durante a viagem!

Depois que você selecionar seu destino e confirmar sua viagem, você receberá em seu e-mail, uma confirmação da companhia de ônibus do país que você escolheu contendo o número do seu bilhete. Na maioria das vezes é preciso imprimi-lo, mas algumas companhias apenas te mandam o número do bilhete e pedem que o apresente na hora do check-in.

Dicas úteis na hora de comprar seu Euroline Pass, programar suas passagens e fazer as malas:

    • Assim que você fizer a compra do seu Euroline Pass é fundamental que você imprima o documento gerado pelo site no qual consta o número do seu passe, você precisa apresentá-lo sempre que for embarcar.  
    • Sempre, SEMPRE carregue o seu passaporte com você, ele é seu documento de identidade em um país estrangeiro e para validar sua passagem você precisa apresentá-lo na hora do check in pra entrar no ônibus.
    • Em geral, os passageiros devem apresentar-se para o check-in até 30 minutos antes da partida. Pode ser recusado o embarque aos passageiros que se apresentem para check-in 15 minutos antes da partida. Nas estações de Victoria em Londres e Gallieni em Paris, os passageiros devem apresentar-se para o check-in o mais tardar até 1 hora antes da hora de partida indicada no bilhete.
    • Você precisa comprar o Euroline Pass pelo menos 7 dias antes de marcar sua primeira viagem. Se precisar viajar antes disso, precisará comprar seu passe em um dos escritórios da Eurolines (comprei o meu com 8 dias de antecedência).
    • A Eurolines recomenda que cada viagem seja marcada com, pelo menos, 48 horas de antecedência, em alta temporada eles recomendam que a viagem seja agendada, no mínimo, 5 dias antes viajar.
    • Até 24 horas antes da partida, os utilizadores do Eurolines Pass podem alterar as suas reservas, estando a alteração sujeita a disponibilidade de lugares e a uma taxa administrativa.
    • O cliente que não compareça numa reserva confirmada, pode, segundo o critério da agência local Eurolines, ter que efetuar o pagamento da taxa completa do local de partida até ao local de chegada num serviço no âmbito da rede aderente ao programa Eurolines Pass.
    • Verifique sempre o ponto de partida da estação indicado no seu bilhete.
    • Pode utilizar o seu passe para efetuar uma viagem simples ou ida e volta entre as mesmas duas cidades (por exemplo, Paris-Barcelona ou Paris-Barcelona-Paris). Depois disso, esta mesma viagem não pode ser repetida usando o mesmo passe.
    • Você pode viajar com: 2 malas de tamanho médio e mais uma mala de mão por pessoa em todas em todos os serviços da Eurolines

Entre os 53 destinos estão:

Amesterdam, Barcelona, Berlim, Bruxelas, Budapeste, Dublin, Florença, Frankfurt, Genebra, Lisboa, Londres, Lyon, Madrid, Paris, Roma, Milão, clique AQUI! para ver todos os destinos. Ps: os nomes das cidades estão em português de Portugal! Clique AQUI! para ser redirecionado a página em português (de Portugal) da Eurolines que contém perguntas e respostas mais frequentes sobre seu passe.

Ter um dispositivo que tenha acesso a Wi-Fi nessas horas é MUITO útil! Vou escrever um post sobre apps indispensáveis para uma viagem. Mapas também são uma ótima opção, mas só quando o objetivo é encontrar lugares conhecidos. Tenha um caderninho para anotar endereços porque, na falta do Google Maps, você pode encontrar o endereço do hotel ou da estação de ônibus em um mapa comum, mas já vou avisando, vai ser muito difícil! E preste atenção na hora de comprar seu mapa porque nos mais baratos só tem o centro da cidade e se você, assim como nós, não tiver dinheiro pra bancar um hotel perto de tudo, vai precisar de um mapa enorme pra se localizar! Hahaha. Se você puder, opte pelo Google Maps! É fácil encontrar Wi-Fi aberta. A maioria das Starbucks e Mc Donald’s oferecem internet sem fio de graça pra seus clientes!

Resumindo o que é o Eurolines Pass: é um passe de 15 ou 30 dias que te dá direito à passagens de ônibus entre 53 cidades europeias, mas não basta somente possuir o passe em mãos e aparecer pro embarque. É preciso reservar sua passagem com antecedência no próprio site da Eurolines ou em uma de suas agências, verificar a disponibilidade e receber, por e-mail, a confirmação de reserva e número do bilhete.

Lembre-se de que para circular em países como Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Islândia, Itália, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Noruega, Polônia, Portugal, República Tcheca, Suécia e Suíça é preciso possuir em mãos um seguro um Seguro Viagem que contenha cobertura mínima de € 30.000 para garantir a execução do auxílio médico em caso de doença ou acidente, valor estipulado por atender todos os países pertencentes ao Tratado de Schengen que estabelece regras específicas aos turistas que pretendem visitar alguns países do continente Europeu. O objetivo do acordo é garantir o controle da circulação de visitantes entre os países integrantes. Quatro países estão passando por fase de implementação: Liechtenstein, Bulgária, Romênia e Chipre. (Essas informações foram tiradas do site da Allianz Global Assistance, empresa que escolhemos para fazer nosso seguro.)

Mesmo assim, para qualquer lugar que você for, é muito importante e indispensável que possua um seguro de viagem, caso ocorra qualquer incidente durante o passeio. O seguro pode também facilitar sua entrada na Europa, por ser visto como uma medida de segurança e preparo tomada pelo viajante.

**IMPORTANTE** O PASSE É VÁLIDO POR 15 OU 30 DIAS CORRIDOS, E NÃO 15 ou 30 DIAS VIAJADOS!

Informações válidas para o Euroline Pass 15 dias

*as taxas YOUTH são para passageiros com menos de 26 anos*

LOW SEASON – Baixa Temporada

9 de novembro (2015) a 3 de dezembro (2015) | 4 de janeiro (2016) a 31 de março (2016)

MID SEASON – Média temporada

1º de abril (2015) a 18 de junho (2015) | 31 de agosto (2015) a 8 de novembro (2015)

HIGH SEASON – alta temporada

19 de junho (2015) a 30 de agosto (2015) | 4 de dezembro (2015) a 3 de janeiro (2016)

Oferta especial

1º de maio a 18 de junho (2015) a preço de low season (baixa temporada)

libellule

2 comentários sobre “Como viajar para vários países na Europa sem gastar muito

  1. Claudineia Silva Santos disse:

    Não entendi o fato de o passe valer por 15 ou 30 dias corridos e não viajados?
    E gostaria de saber como que a gente pega o ônibus pra viajar de uma cidade pra outra, por exemplo: você pega ele em terminais de ônibus ou ele fica a sua espera em um local combinado?

    • gabrielagimenes disse:

      Oi Claudineia respondi seu comentário, apaguei, arrumei e postei de novo pra resposta ficar mais completa… então, não sei como funciona agora porque já se passou um ano e meio, mas quando eu fui, 15 ou 30 dias corridos significava que você tinha um período de 15 ou 30 dias (a diferença está no valor, no pacote de 15 dias era um preço e o de 30 outro preço) para usufruir do Europass e não que você podia usar um dia e daqui dois meses usar novamente. Os ônibus passam nos terminais das cidades e, se não me engano, eles especificam antes da compra e na passagem o local que o ônibus vai parar. Entra nesse site da Eurolines, ele explica direitinho olha: https://www.eurolines-pass.eu/pt/informacoes-uteis/perguntas-frequentes ;D Antes de comprar a passagem, sempre verifique se a informação sobre o endereço do terminal está lá para não dar nenhum problema, ok? Obrigada pela visita!

Comente! ♥

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s